Polícia Federal, exército, Ibama e Polícia Militar fazem fiscalização em madeireiras em Tucuruí

No dia 23 de março, o Comando Conjunto Norte, formado pelo Comando Militar do Norte, 4º Distrito Naval e Ala 9, participou de fiscalizações em madeireiras no Município de Tucuruí – Pará. Militares do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva (23º Esqd C Sl) realizaram o apoio logístico e segurança para as ações de apreensão e transporte de madeira em situação irregular.

A ação ocorreu em coordenação com a Polícia Federal, Polícia Militar do Estado do Pará, IBAMA e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Tucuruí, com apoio do 2º Batalhão de Aviação do Exército. Nesta operação, foram empregados quarenta militares, duas motocicletas e sete Viaturas Táticas Leves (VTL).

Em uma apuração preliminar, foram confiscados R$ 460.336,60 em bens, 1.081 m3 de madeira em tora, 517 m3 de madeira serrada e 199 m3 de madeira em lasca, resultando na aplicação de R$ 776.858,50 em multas. As serrarias estão localizadas no Km 04 da BR-422, da Rodovia Transcametá.

As apreensões estão no contexto da Operação Verde Brasil 2, que tem o objetivo de combater crimes e delitos ambientais na Amazônia Legal. Os locais estão sendo investigados pelo armazenamento e beneficiamento de madeira extraída de forma ilegal.

As ações de fiscalização deverão ser realizadas em dez serrarias e durar cerca de uma semana, tendo em vista a necessidade de ser realizada a conferência da documentação das madeiras existentes em estoque.

Por meio destas ações, o desmatamento ilegal das reservas ambientais situadas na região de Tucuruí deverá sofrer grande decréscimo.

Fonte: Portal HS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui